O Santo Que Voava

Dando uma olhada em meus alfarrabos, me deparei com uma pequena nota sobre o 400º aniversário deste incrível franciscano sobre quem eu nunca havia ouvido falar. Comecei a ler pensando no padre brasileiro que no ano passado perdeu a vida no litoral catarinense ao se lançar na estúpida aventura de voar preso a 1000 balões de gás. Mas, ao final, fiquei encantada com a história desde Santo, por isso aí vai, divido com vocês:


SÃO JOSÉ DE CUPERTINO
O SANTO DOS VÔOS.
PATRONO DOS ESTUDANTES,
DOS AVIADORES E DOS ATRONAUTAS.



Também conhecido como “O Frei Voador”, ele nasceu em 17 de junho de 1603 como José Desa, em Cupertino, Diocese de Nardo, perto de Lecce, no reino de Nápoles, Itália .
Diz-se que, na infância, tinha inteligência tão limitada que não conseguia aprender muita coisa, além de ter dificuldades com trabalhos manuais. Chegou a ser mandado embora de dois conventos franciscanos, já que não conseguia realizar os serviços necessários.
Após varias tentativas de entrar na vida religiosa já que era considerado ignorante e sem cultura - o "irmão burro" -, como as vezes era chamado, foi aceito no Convento – também Franciscano - em Grotela, onde foi ordenado em 1628.
Pela sua capacidade de oração, sua vida transformou-se numa série de visões e êxtases, as quais aconteciam em qualquer local e a qualquer hora pelo som do sino de uma igreja ou pelo som de uma musica sacra ou simples menção do nome de Deus ou da Virgem Maria, ou ainda a menção de eventos da vida de Cristo como a Sagrada Paixão ou a visão de uma pintura sacra. Gritos, beliscões, queimaduras, agulhadas, nada o trazia de volta de seus transes; porém, voltava na hora, com a ordem do seu superior .
Começou a manifestar fenômenos de levitação, acompanhados de curas milagrosas. Por várias vezes levitava e flutuava como um pássaro (daí ele ser o padroeiro dos aviadores e passageiros de aviões).
No século XVII já havia interesse pelo incomum, e os êxtases de José em publico, provocaram admiração em uns e constrangimento em outros.
Sua capacidade se espalhou e atraiu o interesse da população, o que também deu origem a calúnias que acabaram chegando aos ouvidos da Inquisição. Ele foi levado a julgamento, mas o resultado foi favorável a ele e, segundo se diz, os juízes se convenceram disso depois dele voar sobre suas cabeças.
Por 35 anos não foi permitido a ele atender o coro, o refeitório comum, e rezar a missa na igreja. Para prevenir que ele fizesse um espetáculo em público, recebeu ordens de ficar em seu quarto onde havia uma capela privativa.
O Papa Urbano VIII encontrou-se com ele em Grotela , quando José, então, ao ver a imagem de Nossa Senhora, entrou em êxtase. O Papa que falava aramaico, fez perguntas complicadas às quais José respondeu na mesma língua com grande sabedoria e naturalidade.
Depois deste episódio, ele passou a ser muito respeitado e por várias vezes foi consultado pelos exegetas da Igreja sobre questões muito controvertidas, e o " irmão burro" respondia a todas como se fosse um expert na matéria.
Dizia com simplicidade que em algumas de suas visões, às vezes ficava conversando com alguns apóstolos e às vezes com Jesus e a Virgem Maria. De alguns êxtases, não lembrava de nada, mas de outras visões tinha perfeita lembrança e as descrevia com detalhes que deixava a todos boquiabertos.
Para evitar constrangimento para ele e para a Igreja, José foi enviado a uma casa Capuchinha e depois para uma casa Franciscana e novamente a outra Capuchinha, e assim por diante.
Mesmo assim, Frei José permaneceu fiel ao seu espírito alegre e brincalhão, sempre se submetendo Divina Providência. Fazia os 40 dias de jejum a cada ano na quaresma, sempre com uma fé inabalável.
Frei José faleceu em18 de setembro de 1663, acometido por uma severa febre.Foi enterrado na igreja de Ossimo. Foi beatificado em 17 de junho de 1703 pelo Papa Benedito XIV e canonizado em 16 de julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.
FONTE:
PARA SABER MAIS E MAIS COMPLETO:

Um comentário:

María Del Carmen disse...

Hola Noah,gracias por tus palabras y por toda la informacion que das de historia en tu blog. Entiendo que lo que me pides es permiso para coger dato de mi blog, puedes coger toda la informacion que necesites y si te hace falta algun dato y lo tengo te lo puedo mandar....muchas gracias por todo y por seguir un pedacito de la historia Española